Jornal NC News

Notícias da Cidade você encontra aqui!

Jornal NC News

Notícias da Cidade você encontra aqui!

Divulgação Nacional

João Pessoa entra no radar do mercado de luxo com parcerias internacionais e consumo sofisticado

Cidade atrai grifes como Pininfarina e Veuve Clicquot; especialista aponta potencial para liderar o segmento no Nordeste

Reconhecida pela qualidade de vida e pelas belezas naturais, João Pessoa começa a despertar a atenção de grifes internacionais de luxo. Marcas globais como o Studio Pininfarina, um dos estúdios de design mais prestigiados do mundo, e a Veuve Clicquot, referência em champagnes premium, já fincaram bandeira na capital paraibana com iniciativas que reforçam seu potencial como um novo polo de experiências sofisticadas no Brasil.
 
Para o jornalista, RP e especialista em mercado de luxo Fábio Bernardo, o movimento sinaliza uma transformação de percepção. “Numa linguagem contemporânea, o luxo transcende apenas o material. Ele reflete novos valores, vivências e experiências com diferentes formas e significados”, explica. Ele lembra que o Brasil já ocupa posição de destaque no consumo global de grifes, cenário em que o Nordeste vem ganhando protagonismo. “Praticamente todas as grandes marcas de alto padrão estão presentes no país e em ritmo de crescimento. Curiosamente, em algumas praças onde não há lojas físicas, estão os melhores clientes. A Dolce&Gabbana, por exemplo, tem uma paraibana entre seus dez maiores compradores do Brasil”, revela.
 
Um público exigente – Segundo Fábio, o consumidor paraibano se destaca pela sofisticação: busca informação, acompanha tendências internacionais e valoriza a durabilidade e a qualidade dos produtos nos quais investe. “Mais do que status, o que vemos é uma relação de pertencimento e de conexão com o mundo. É um público que entende de moda, arte e estilo, e sabe se posicionar”, observa.
 
Para ele, esse perfil tem sido determinante para atrair marcas de prestígio. “O que encanta essas grifes não é apenas o poder de consumo, mas o lifestyle que a cidade proporciona: qualidade de vida, ritmo mais equilibrado e, ao mesmo tempo, um olhar cosmopolita”, acrescenta o especialista.
 
Parcerias emblemáticas

Um exemplo é o Setai Residences Design by Pininfarina, em construção no bairro do Altiplano. O empreendimento do Setai Grupo GP, em parceria com o Studio Léo Maia, reúne três torres residenciais de alto padrão e um mini mall com lojas, restaurantes e serviços. No showroom, modelos de Ferrari ajudam a contar a história do estúdio italiano. “Trazer uma marca internacional de design para um projeto imobiliário no Nordeste é um marco. João Pessoa foi escolhida pelo lifestyle que oferece, e lançamos aqui o primeiro empreendimento Pininfarina da região”, afirma André Penazzi, CEO do Setai Grupo GP.
 
Na hotelaria, o movimento também se fortalece. O HCM Hotel, na orla de Manaíra, firmou parceria com a Veuve Clicquot, tornando-se o primeiro hotel da Paraíba e um dos poucos do Nordeste com ambientação oficial da maison francesa. A identidade da marca já está presente no Uçá Rooftop, primeiro listening bar da Paraíba, e no Tarpon Lounge, serviço de praia do hotel. A Suíte Thunnus ainda presenteia os hóspedes com uma garrafa do rótulo. “Essa parceria posiciona João Pessoa no mapa do turismo de alto padrão e mostra que as marcas internacionais estão de olho em destinos autênticos e com grande capacidade de entrega”, destaca Simone Sena, assessora de hotelaria do HCM.
 
Um novo mapa de luxo

Os movimentos ainda são pontuais, mas reforçam uma tendência: João Pessoa deixou de ser apenas um destino de bem-estar para entrar de vez no radar do mercado de luxo. O olhar de grandes  marcas  funciona como vitrine para novas parcerias e começa a consolidar a capital paraibana não só como referência de qualidade de vida, mas também como plataforma de consumo sofisticado e experiências de luxo no Nordeste.