Jornal NC News

Notícias da Cidade você encontra aqui!

Jornal NC News

Notícias da Cidade você encontra aqui!

Divulgação Nacional

Samu SC comemora 20 anos com mais de 2 milhões de atendimentos à população

Santa Catarina deu um passo histórico, em 5 de novembro de 2005, com a implantação da primeira Central de Regulação de Urgência (CRU) em Chapecó, oferecendo uma resposta mais estruturada e eficiente às situações de emergência.

Desde então, sua missão tem sido salvar vidas e garantir um atendimento rápido, humanizado e de qualidade à população catarinense — especialmente em momentos de risco imediato.

Em duas décadas, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) catarinense, vinculado à Secretaria de Estado da Saúde (SES), realizou aproximadamente 2,5 milhões de atendimentos com envio de unidades móveis.

“Desde 2023, o governador Jorginho Mello nos deu uma missão: devolver ao Samu o reconhecimento e a estrutura que ele merece. Estamos investindo em tecnologia, fortalecendo equipes e acelerando o tempo de resposta. Estamos colocando o Samu novamente no seu lugar — ao lado de quem mais precisa, salvando vidas e acolhendo famílias em seus momentos mais difíceis”, destaca o secretário de Estado da Saúde, Diogo Demarchi.

Antes da criação do serviço, as ambulâncias brancas faziam o transporte de pacientes de forma improvisada, sem suporte médico imediato.

Com a chegada das ambulâncias do Samu, equipes formadas por médicos, enfermeiros e técnicos passaram a realizar o atendimento diretamente no local da ocorrência, levando o cuidado especializado até quem mais precisa. Essa mudança revolucionou a assistência pré-hospitalar e aumentou significativamente as chances de recuperação dos pacientes.

“Atualmente, o serviço oferece cobertura em 100% do território catarinense através do telefone 192, e é destaque entre outros SAMUs do Brasil. Temos uma frota de 31 Unidades de Suporte Avançado, as USAs terrestres, sete ambulâncias inter hospitalares e 104 Unidades de Suporte Básico, as USBs. Para o atendimento mais ágil em locais de difícil acesso foram implantadas 14 motolâncias”, destaca Marcos António Fonseca, superintendente de Urgência e Emergência.

Por: Daniela Melo / Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Saúde